top of page

Artigos

 

Nossos artigos são escritos principalmente pelos criadores da MENTORIA KIT FOR COACH, mas é um espaço aberto também para os nossos parceiros e mentorados para compartilharmos um pouco da nossa experiência pessoal e profissional. 

EMPODERAMENTO JÁ!
CREIO QUE POSSO, SÓ NÃO SEI COMO.
​

Antonio de Sousa - Mentor, Personal & Profesional Coach - 16 de outubro de 2016

​

É natural um friozinho na barriga quando vamos fazer qualquer coisa pela primeira vez. Mas em muitos casos o que se tem são calafrios e até congelamento ou paralização das nossas ações. É um achar eterno de que nunca se estará preparado o bastante para executar o que se propõe a fazer, seja no campo pessoal ou profissional.

​

Mas o que nos leva a achar que nunca estamos prontos? Por que acharmos que não podemos? 

Como dito por Henry Ford “Se você acha que pode ou acha que não pode, em ambos os casos você tem razão”.

​

Muitos coaches TOP do mercado quando começaram suas carreiras tinham muito menos conhecimento do que temos hoje. Por outro lado tiveram a coragem ou acreditaram mais em si mesmos, mais que outros que se encontram na armadilha do conhecimento. Estudam, estudam, mas não se sentem prontos.

​

Muitas vezes, nos próprios cursos já se indicam novas formações, passando a ideia de que o treinando ainda carece de mais informações. Analisando-se essa situação foi desenvolvido o KIT FOR COACHES. Uma solução “mão na massa”. É um workshop extremamente prático para que o Coach saia com identidade visual, site próprio e tendo aplicado técnicas de empoderamento, tudo isso assistido por Coaches e Mentores com larga experiência profissional em suas áreas de atuação como coaching, mentoria, palestras, consultoria e mídias digitais,além de técnicas sobre como falar em público.

​

O programa contempla 5 fases:

  1. Empoderamento

  2. Estrutura

  3. Estratégias

  4. Vendas

  5. Fechamento

Empoderamento

rado com o brinquedo Lego. Ao mesmo tempo me sentia extremamente incompetente em montar o que quer que fosse. É muito comum uma pessoa sublimar em algo que lhe foi um calcanhar de Aquiles em sua vida. Assim, o que faço hoje nada mais é que um “lego” da vida em minhas competências profissionais como Coach, Mentor, Consultor e Palestrante.

​

Pra mim é muito fácil integrar coisas que não parecem se encaixar. Um exemplo disso foi juntar uma arquiteta, uma cozinheira, um chef de cozinha e uma distribuidora de bebidas. Tudo isso não levou nem dez segundos. Minha coachee arquiteta estava em busca de ampliar seus negócios, tendo a sua irmã cozinheira como sócia. Encontraram como cliente uma grande distribuidora de bebidas que queria comprar refeições diariamente. Mas as irmãs não tinham uma empresa formalmente aberta para fornecer-lhes notas fiscais. 

​

No meu papel de mentor encontrei a peça que faltava: um mentorando meu que era Chef de Cozinha e que tinha uma empresa e precisava de clientes. Bingo! Propus uma parceria entre todos. Cada qual contribuiria para o sucesso do negócio. Tudo isso demonstra que: ao estarmos abertos a infinitas possibilidades podemos fazer as conexões necessárias para interligar coisas às pessoas.  Isso não está escrito em nenhum livro, mas você pode mapear as suas competências e ficar atento às oportunidades que te cercam e as conexões se farão rápida e naturalmente. Foi assim que cheguei a ser coach de América Latina e Caribe na área de Segurança da Informação na KPMG. Fundei a ISACA – Information Systems Audit and Control Association, no Brasil. Levei a minha própria empresa a prestar serviços em vinte e quarto países. Isso até se tornou um capítulo em um livro de coautoria sobre Estratégias Empresariais para Pequenas e Médias Empresas, minha primeira obra literária como Coach Empresarial.

​

Basta você decidir se quer ser como uma grande Loja de Departamentos que vendem de tudo ou uma Boutique Especializada que atende um público menor, mas com muito valor agregado. O que te faz mais feliz?

​

Outro dia me peguei pensando em atuar nos nichos de Personal, Pofessional and Business Coach com a maior abrangência possível de segmentos. Afinal tenho cases de sucesso em todas essas áreas. Já tenho 50 anos de carreira. Comecei aos oito. Aos dez já viajava com meu próprio dinheiro. Aos dezesseis comprei meu primeiro terreno e aos vinte e dois construí minha primeira casa. Aos quarenta e dois fundei a BIG FIVE Consulting que prestou serviços em vinte e quatro países. Hoje dedico todo o meu tempo à carreira de coaching e mentoria. Assim cheguei a Diretor de Nichos na ABRAPCOACHING – Associação Brasileira de Profissionais de Coaching. A cada dia tenho mais parceiros de negócio. Sou Cofundador da M2BS, um grupo de consultores que atuam em várias frentes de trabalho.

​

Liste as suas competências, cruze-as com que o te deixa feliz no trabalho. Dê asas à sua imaginação. Contrate um bom Coach ou Mentor e passe a viver do que te faz feliz. Os ganhos financeiros virão do resultado do seu engajamento. Um dia vi um palestrante perguntando para alguns pais se gostariam que seus filhos fossem garis. Todos disseram “claro que não”. Então ele perguntou: e se eles ganhassem trinta mil reais por mês? Mas isso existe? Perguntou um dos pais. Sim, disse o professor. E vocês o conhecem. O Sorriso. Um gari que, ao varrer o sambódromo no carnaval do Rio de Janeiro, ficava cantando e dançando. Virou um ícone internacional. Hoje ministra palestras motivacionais em vários países. Foi criativo, espontâneo e soube fazer as conexões corretas.

​

E você, o que está esperando pra decidir se quer ser como “Boutique” ou “Loja de Departamentos”? Sorria! Você pode ser feliz mais cedo do que possa imaginar. Cerque-se das pessoas certas e o seu nicho sorrirá pra você.

QUANDO E COMO DEFINIR O SEU NICHO DE COACHING
​

Antonio de Sousa - Mentor, Personal & Profesional Coach - 16 de outubro de 2016

​

Há uma pressão muito grande para que se defina o nicho de atuação em coaching. Para tudo há prós e contras. Mas o que é importante mesmo é você estar confortável em sua área de atuação.

​

É importante termos uma definição muito bem clara da nossa missão. Daí tudo passa a acontecer de forma natural.

​

Permitam-me ilustrar isso contando-lhes um pouco da minha história.  Desde criança ficava admira-

​

 

Definição de Nicho
ONDE ENCONTRAR OS SEUS PRIMEIROS COACHEES?
​

Antonio de Sousa - Mentor, Personal & Profesional Coach - 16 de outubro de 2016

​
É muito comum vermos profissionais investirem milhares de reais em várias formações de coaching e, ainda assim, não saberem identificar onde estão os seus primeiros coachees. A cada minuto que passa, há uma nova chance de mudar tudo! Você está atento?

​

 

É muito comum vermos profissionais investirem milhares de reais em várias formações de coach e, ainda assim, não saberem identificar onde estão os seus primeiros coachees. A cada minuto que passa, há uma nova chance de mudar tudo! Você está atento?

​

É também muito comum ouvirmos pessoas que reclamam de tudo o tempo todo. Os coaches ativos de plantão estão sempre atentos a tudo a sua volta e jamais perdem uma chance, por mínima que seja de perceber o filão de oportunidades de ouro que lhes surgem a cada momento.

​

É mesmo como uma mina de ouro. Para se chegar ao veio das grandes pepitas há que se cavar, garimpar, se envolver. Mas como dar os primeiros passos? É mesmo simples quando se tem clara a missão de ser coach. Sabendo-se que é uma atividade em que se pode ajudar as pessoas a vencerem os seus desafios, por que não aproveitar as suas queixas para apresentar-lhes o coaching como uma potencial solução para as suas dores?

​

Eu proponho um desafio ao querido leitor desse modesto artigo: Para todas as pessoas de quem você ouvir queixas crie e aplique uma abordagem simples e objetiva para iniciar a conversa que pode te levar a ajudar os outros e ainda ser remunerado como coach. Algo como: Você sabia que existem profissionais que podem te ajudar nessa questão? E aí você pode descrever o seu papel de coach e a conversa passa a ficar mais interessante para ambos os lados. Para o seu potencial coachee e para você.

​

Mapeando os clientes que tenho e que já passaram por processos de coaching e mentoria comigo, muitos foram conquistados dessa forma. Dessa abordagem decorre uma série de benefícios: conhecer novos coaches, participar de grupos de estudos, formar parcerias de negócios.

​

Então! Olhe ao seu lado. Esteja atento. O que você enxerga? Mas e se a pessoa estiver falando que está tudo bem? Será que não seria uma nova oportunidade dela melhorar mais ainda? Seja coach vinte e quatro horas por dia e você estará dando a sua cota de participação na construção de um mundo melhor. Vem com a gente. Sucesso e um BIG ABRAÇO. Depois nos contem as suas histórias de sucesso. Quem sabe não publicamos um post em parceria? 

Onde encontrar Coachees
bottom of page