top of page

Learners - Síndrome do conhecimento compulsi

Um novo assunto. Uma nova utilização de um conhecimento já disseminado. Um novo desafio a ser vencido com uma nova abordagem.... Atualmente somos inundados com uma quantidade quase infinita de conteúdos e possibilidades, algo quase diário. Como exemplo, a variedade de vídeos que são colocados por segundo supera em muito a nossa capacidade de visualização. Esta característica por um lado nos fascina e por outro pode nos deprimir devido a noção de que estamos deixando “muita coisa” sem avaliação. Como resultante pode se ter a impressão de estar “de fora” de algo que também não está bem claro.


E isto ocorre em qualquer área de conhecimento e como Coaches não é diferente. Para procurar resolver esta questão existe uma oferta bastante ampla de treinamentos, tanto de formação como de aprimoramento. Por ser ainda uma profissão não regulamentada – estamos em 2017 – pode gerar uma certa confusão do que realmente é necessário para se estar “pronto” para o mercado e poder atuar plenamente.


Em paralelo, nesta jornada rumo ao aprendizado completo, mesmo não estando totalmente claro o que compõe, alguns podem identificar vários “Gaps”, ou seja, lacunas que devem ser preenchidas com novos conhecimentos e, perceba, não tem nada de errado em se desejar ter uma ampla gama de conteúdo.


O que quero destacar é o fato de que, em qualquer novo aprendizado que se deseje e obtenha, tenha-se bem clara a utilização e não simplesmente que este novo curso seja um mero trampolim para uma nova necessidade que poderá ser atendida por mais um treinamento e assim tenhamos o fechamento de um ciclo: Um curso que “chama” outro que “chama” mais um...


No exterior temos um termo que identifica aquelas pessoas que estão “presas” nesta espiral de treinamentos sem a efetiva utilização. Os chamados “Learners” que significa ““Atitude de Aprender e não utilizar”” em tradução livre.


Agora como utilizar tudo aquilo que se aprende como um “Learner”? Que tal começar a efetivamente colocar em prática o que se aprendeu? Simples assim! Aprendeu, faça uso do “treinar, treinar e treinar” de modo que exista a construção do “fluxo”, o chamado “flow” e, deste modo, mostre ao mundo que um novo conhecimento agora está sendo compartilhado com maestria. Esta é uma maneira bastante interessante de mostrarmos ao Universo que estamos realizando uma nova espiral, uma espiral de desenvolvimento e evolução constante onde se devolve o que se recebeu com a sua marca pessoal gerando um ciclo virtuoso.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page